top of page

Mitos e Verdades: Acupuntura

Olá, turma linda!


Sou a Dra. Renata Vieira e atendendo a vários pedidos, hoje falaremos um pouco sobre o que é acupuntura, para o que é utilizada, seus benefícios e desmistificações.


Antes de falar sobre a origem, vou responder a pergunta de ouro, uma das mais escutadas em nosso consultório, palestras e cursos: “Dra. Renata, a acupuntura dói?”


Na maioria dos casos, a acupuntura é realmente indolor porque o diâmetro da agulha é muito pequeno, até 10 vezes mais fino do que a agulha de injeção. Depois de inserir a agulha na posição correta, pode ocorrer em alguns pacientes um leve incômodo comparado a uma picada de mosquito que dura poucos segundos. Estes são efeitos de curto prazo completamente normais, indicando que a ponta está corretamente aplicada e as terminações nervosas locais estão ativadas.


Agora, vamos falar sobre a origem para entender melhor o contexto no qual a acupuntura foi inserida. A acupuntura é um método de tratamento desenvolvido na China há cinco mil anos.


Essa medicina alternativa pode-se utilizar agulhas, ou não em diversos tipos de tratamento e prevenções. Técnicas como Laser, Cromopuntura, Moxabustão, Ventosa e outras são exemplos de métodos que não há inserção de agulhas para estimular a liberação de substâncias naturais no corpo chamadas neurotransmissores.


Com a ativação de pontos específicos essas substâncias têm efeitos analgésicos e/ou antiinflamatórios, por isso a acupuntura tem a capacidade de aliviar a dor e outros sintomas causados ​​por certas doenças. Além de tratar a causa das doenças.


Por muitos anos, a acupuntura tem sido um tratamento muito eficaz para a dor. Mas também pode ajudar no tratamento de várias outras doenças, como:


  • Doenças do sistema musculoesquelético;

  • Doenças respiratórias;

  • Doença do sistema nervoso;

  • Doenças gastrointestinais;

  • Doenças emocionais (obesidade, depressão, estresse, ansiedade e doenças de pele).


A pergunta que não quer calar: Quais são as vantagens e benefícios?


01. Redução de medicamentos em casos de uso agudo e contínuo;

02. Segurança (procurar profissionais qualificados e com titulação profissional);

03. Resultados rápidos com o alívio da dor em poucas sessões;

04. Sem efeitos colaterais.


A acupuntura pode não apenas aliviar a dor, mas também reduzir espasmos musculares e contraturas, aumentando assim a amplitude de movimento. Para a medicina chinesa, a acupuntura pode tratar cerca de 300 doenças.


Além de seus importantes efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, a acupuntura também tem os seguintes efeitos:

• Acalma, ajuda o corpo a relaxar;

• Antiemético (contra vômitos);

• Ajuda a reduzir a intensidade das cólicas menstruais;

• Auxiliar na recuperação do Acidente Vascular Encefálico (AVE);

• É um importante coadjuvante nas dependências de drogas, tabagismo e alcoolismo.


Como é a consulta de acupuntura?


Como em qualquer outra consulta médica, o primeiro passo é a avaliação clínica, onde será apresentado o histórico do paciente, focando as características da dor, sua localização, intensidade, medicamentos usados ​​e história cotidiana e familiar. Em seguida a avaliação da pessoa como um todo através de exames físicos de acordo com os princípios orientais.


No exame, é importante ressaltar que, além dos exames complementares, os pacientes também devem ser analisados como a doença interfere no cotidiano do paciente e sua relação com o estado emocional.


Como é uma sessão de acupuntura?


Após a consulta inicial, o acupunturista selecionará os pontos específicos e personalizados para cada paciente. Primeiramente é realizada assepsia da pele com álcool 70, depois são inseridas as agulhas, sendo retiradas após aproximadamente 20 minutos. No caso de Acupuntura sem agulhas, pela ação rápida do Laser Terapêutico utiliza-se o laser aproximadamente 1 minuto em cada ponto de Acupuntura.


Em geral, bons resultados são esperados na primeira sessão. Na próxima sessão, a estratégia de tratamento pode ser sempre reavaliada e atualizada.


Qual a duração do tratamento?


Varia de acordo com o estado clínico do paciente, natureza e gravidade da doença. Em geral, são recomendadas de uma a duas sessões semanais. Dependendo da evolução clínica, é determinada uma frequência maior ou menor, e o acupunturista trabalhará com o paciente para estimar o número total de procedimentos a serem aplicados.


Normalmente, os pacientes relutam em receber tratamento com acupuntura porque não conhecem esse método de tratamento.


Dessa forma, ao iniciar o tratamento com Acupuntura já apresentam maiores alterações estruturais, comportamentais e transtornos psicológicos. Na maioria dos casos, é indicado de cinco a dez sessões. Em alguns pacientes afetados por doenças crônicas, podem exigir um tratamento mais longo.



Espero ter ajudado você a entender um pouco mais sobre este universo, e o bem que ele pode fazer para sua vida e das pessoas que você ama.



Comments


©2024 por ACUS Acupuntura Cursos e Atendimentos 

bottom of page